sexta-feira, 29 de maio de 2009

Creio no Espírito Santo


Estamos professando a nossa fé no Espírito Santo nesta frase tão simples e bem curta, mas atrás há toda a profundidade de Deus no seu mistério trinitário e especialmente no Espírito Santo como autor de toda a vida e santidade. É o Espírito Santo que está também na origem da nossa vida franciscana, tudo o que neste ano estamos celebrando na aprovação da “proto–regra” de São Francisco pelo Papa Inocente III, faz 800 anos atrás. Foi obra do Espírito Santo que desenvolveu também em nós a graça da vocação franciscana e é Ele o nosso educador na caminhada para seguir o Cristo com alegria e fidelidade. E como o Espírito Santo sempre cria e faz crescer a harmonia entre as pessoas, nos ajuda também a desenvolver sempre mais uma vida em comum, animada pelo bem–querer, pela caridade e alegria e orientada pelo carisma dos nossos fundadores. É Ele o coração de toda a vida comunitária, que impulsiona e desenvolve tudo o que pode contribuir para a unidade e a paz nas nossas fraternidades.

E como já tantas vezes experimentamos: é Ele também que dinamiza todo o progresso interior, suscita em nós a inspiração a uma doação radical a Cristo. Assim cada Irmã poderia contar as próprias experiências na vida consagrada e assim testemunhar a influência permanente do Espírito Santo para nossa perseverança na oração e na vida de união íntima com Cristo. Nem precisa falar do sopro do Espírito Santo que anima a nossa missão, toda a nossa evangelização, onde podemos muitas vezes descobrir as obras d’Ele nos seus fieis e no nosso empenho pelo Reino de Deus.

Por isso temos tantas razões para celebrarmos o Espírito Santo na festa de Pentecostes com muito louvor e gratidão por tudo, o que já fez e está fazendo em nós e por nós!

Podemos também pedir uma docilidade maior às inspirações d’Ele, uma permanente comunhão com Ele para vivermos seus dons, como isso se tornou caminho para nossos Fundadores, que assim testemunharam a riqueza dos carismas do Espírito Santo. Neste ano jubilar, que nos oferece de uma maneira especial “a graça das origens”, quer dizer, nos deixa participar das mesmas graças que São Francisco recebeu para iniciar o seu caminho e permanecer nele, celebramos Pentecostes com muita gratidão e dedicação, com muito louvor e um novo compromisso.

Uma festa feliz e muito abençoada de Pentecostes! Unidas no “Creio no Espírito Santo”