domingo, 23 de outubro de 2011

INSTRUMENTO DA PAZ

Um dia, há muito tempo... Precisamente há mais de oito séculos. Apareceu um homem de paz, nasceu o Francisco da Paz.

Jovem, sonhando cantiga de amor, sentiu a vocação de um novo trovador.

"Felizes aqueles que trabalham pela paz! Bem-aventurados os que praticam a paz!" Inspirados no Evangelho de Cristo, o jovem de Assis tansforma-se em jogral feliz...

Contempla o céu, o sol, as estrelas. A flor beija e a irmã água das fontes. Canta com os passarinhos, livres no espaço, amansa e abraça o lobo que fere...

Bem-aventurados os que praticam a paz! Felizes os que trabalham pela paz! Aos homens proclama a unidade, a justiça, a concórdia, o perdão. Quer plantar no mundo a fraternidade e a paz em cada coração.

O Irmão Francisco é o Irmão da Paz!

Missão na Ecologia - Dia Mundial das Missões

A missão que o Senhor confiou à Igreja inclui a salvação do mundo inteiro e de todos os homens; ela obriga-nos também à participação no trabalho da missão mundial. A nossa Congregação, em que colaboram Irmãs de diferentes povos, tenta cumprir esta missão de contribuir para que a humanidade se torne o Povo de Deus.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alegria Franciscana

Neste mês em que celebramos a festa do nosso Pai São Francisco queremos compartilhar um pouco de alegria franciscana! Esta pequena demonstração de divertimento Franciscano aconteceu na frente da Basílica Nossa Senhora dos Anjos em Assis.

domingo, 9 de outubro de 2011

Semeada na Missão


"Sou um solo rico que ajuda as minhas irmãs, amigos e familiares ficarem mais perto de Deus?" Eu fui incitada por uma amiga minha a perguntar a mim mesma esta pergunta e dar uma olhada mais profunda na parábola evangélica do “semeador, que saiu para semear”. Escolhi esse versículo como um tema e oração para o próximo passo na minha formação religiosa, a Missão!
No outono passado, quando me vi coberto de terra do meu véu até o tênis, eu sabia que não era por acaso, mas a inspiração divina que me levaram a escolher esta parábola evangélica: Lucas 8:11-15. As horas capinando e tirando mata e depois preparando o nosso jardim com várias baldes de terra vegetal fez esta parábola muito vivo para mim e me deu uma nova luz para entender a minha missão.
Quando me juntei à nossa pequena comunidade na Redemptoris Mater Convento e Casa de Formação em agosto, eu estava feliz por voltar a aplicar de uma maneira nova a vida que eu estudei e aprendi durante o noviciado. Meu trabalho apostólico estava cheio de variedade. Durante a semana, ajudei as Secretarias de Vida Consagrada e de Vocações no fornecimento de recursos para a conscientização e discernimento vocacional e na organização de eventos vocacionais. Foi durante estas tarefas diárias, que eu experimentei a liberdade e o poder de Deus manifestado através da obediência.
Olhando para trás, sobre a “grande colheita” de conversas abençoadas, eventos com os jovens, palestras vocacionais, retiros e, especialmente, amizades e a vida em comunidade, percebo que Deus é o semeador e planta em nós a semente que nós precisamos a cada momento. Nós somos simplesmente o solo que Ele escolhe a trabalhar. Muitas vezes senti a minha "pequenez" durante minha missão, mas foi perdida na magnificência da graça de Deus, que "se aperfeiçoa na fraqueza." É especialmente nos momentos desafiadores que Ele está enriquecendo o solo dos nossos corações e almas para que eles possam "ter uma colheita abundante através da perseverança." Mas isso não acontece de uma vez numa única lança de sementes. Deus espera nossa permissão para fazer grandes coisas com a nossa própria vida. Muitas vezes, como com um jardim, a fruta é cultivada no silêncio e nas pequenas fidelidades diárias. Somos o solo, e solo recebe. Deus é o jardineiro, Ele é o que planta e nunca se cansa de trabalhar e morar na terra do nosso coração. Ele olha para nós quando oramos, quando trabalhamos, ou quando descansamos. Seu olhar, se nos permitirmos encontrá-lo e devolvê-lo, torna-se como o sol num jardim. Logo a planta brota e faz com que quem vê se alegrar no jardineiro.
Durante a missão, tanto faz se eu estava fazendo compras de mercearia, limpando, assando cinco perus para alimentar os jovens com as minhas habilidades iniciantes de cozinha, ou conversando com centenas de corações jovens ávidos por conhecimento de Jesus, o próprio Deus foi atenciosamente cuidando, capinando, e adubando meu coração. Meu papel era de dizer sim à Sua graça e estar aberto para receber tudo o que Ele queria me dar naquele dia: o seu amor, uma tarefa, uma Palavra, um sorriso. O que Ele me deu eu simplesmente recebi e devolvi a Ele. Eu não posso contar as alegrias que encheu os seis meses, especialmente através das pessoas que Deus colocou na minha vida. Mas para sempre vou ser uma religiosa melhor por causa do tempo que passei no solo de Wisconsin e aprendi com o Jardineiro Divino como Ele está me formarndo para tornar o seu amor misericordioso visível.

Mas, como a semente “que caiu em terra boa, são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança." Lucas 8:15
- Irmã M. Bernadette, FSGM