domingo, 22 de março de 2015

Reflexão para Quaresma: Pureza

Amor desenvolvido da pureza é a essência de todas as virtudes e o vínculo da perfeição. Se formos puras de mente e coração, não buscamos nem desejamos nada para nos mesmas, e a graça de Deus pode agir em nós. Quem ama a pureza tem raízes profundas na vontade de Deus; porque não espera nada que Deus não está preparado a nos dar; seu único desejo é viver somente para Deus. No amor puro tornamos tão unidas a Deus que desejamos fazer somente aquilo que agrada a Ele. É por isso que Santo Agostinho podia dizer, “Ama e faz o que quer.” Livre de qualquer apego, a pureza de coração nos impulsiona para a união com a Pessoa do Senhor.


Quaresma nos oferece uma oportunidade de começar de novo a ser simples, humilde e pura de mente e de coração. Que São Francisco acompanha-nos na caminhada de conversão em direção à Páscoa.

domingo, 8 de março de 2015

Reflexão para Quaresma: Humildade

“Tu és humildade,” Disse Francisco de Deus nos seus Louvores a Deus. Deus é humildade e nós, seguidores de Francisco, somos incentivadas a imitar a humildade de Deus. É a marca de uma Franciscana abraçar a minoridade e nunca desejar ser acima dos outros, em vez disso ser serva e sujeita a toda criatura humana por causa de Deus (São Francisco, Carta aos Fiéis, 47). Nós Irmãs, nos comprometemos a isso com grande fervor no dia da nossa Profissão de Votos, mas quando começamos a vivê-la, vimos como isso pode ser desafiadora. Uma paciência que perdura e uma caridade universal que abraça com amor até aqueles que nos perseguem – estas são as maneiras e os ideais que as pessoas humildes devem com sinceridade se esforçar a adquirir, de acordo com o nosso Pai Francisco.