sexta-feira, 10 de abril de 2015

Ano da Vida Consagrada

Neste ano dedicado à Vida Consagrada estão programados vários eventos em nível internacional e nacional. Algumas das nossas Irmãs terão a oportunidade de participar de uns destes eventos especiais. 


Irmã Pauliane Maria (esquerdo)
no Seminário da Vida Consagrada em Aparecida









As nossas Junioristas: Irmã Pauliane Maria, Irmã Maria do Carmo, e Irmã M. Eliane viajaram no dia de Páscoa para participar do o Grande Seminário Nacional para a Vida Consagrada em APARECIDA, SP que aconteceu nos dias 07 – 10 abril de 2015.



A nossa Irmã M. Fernanda, mestra de noviças, viajou para nossa Casa Mãe onde ela celebrou a Páscoa e está nestes dias participando do Congresso para Formadores(as) em Roma (dias 8 - 11 de abril) junto com as formadoras das outras províncias da nossa Congregação, para aprofundar os critérios que provém de uma espiritualidade de comunhão. 

Desejamos a elas muitas boas experiencias!

domingo, 5 de abril de 2015

A Misericórdia de Deus

Há uma mensagem que o mundo precisa urgentemente ouvir hoje. Esta mensagem vem do próprio Criador do universo. É a mensagem central da revelação de Deus às suas criaturas humanas - a mensagem de Sua misericórdia e amor.
São João resumiu tudo para nós em sua primeira carta: "Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados." (1 Jo 4, 9-10) Deus não estava apenas sentado pacientemente no céu, à espera de pecadores penitentes a voltar para Ele. Ele na verdade enviou o Seu Filho ao mundo para procurar e encontrar-nos.
Divina Misericórdia é o dom Pascal que a Igreja recebeu de Cristo ressuscitado, um presente que ela continuamente oferece através dos Sacramentos e obras de misericórdia. Em um mundo cada vez mais escura através da violência, ateísmo, e desespero, temos de ser evangelizadores, ou seja, temos que "recolocar" a mensagem do Evangelho do amor misericordioso de Deus.
Esforçamo-nos continuamente a ser Seus instrumentos do amor misericordioso, e que o Senhor ressuscitado esteja sempre com você!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma Palavra da Madre M. Maximilia ...

Tomados pelo amor

Eu estava no sétimo período na faculdade, quando fiz 21 anos de idade. Lembro-me do dia vividamente porque o meu pai apareceu no degrau da porta do conjunto residencial com um vaso de rosas vermelhas. Ele veio sem aviso prévio e inesperado. Enquanto eu estava cara a cara com o meu pai e da profusão de flores vermelhas entre nós, fiquei impressionado com o amor que impulsionou ele a viajar grandes distâncias para entregar um buquê de flores que duram apenas alguns dias. Naquele momento, senti-me tomado por algo que transcendeu nós dois.
... Sentimo-nos muito no controle da vida. Mas será que o controle nos faz felizes? Autor católico, Walker Percy, nos diz que o homem se sente mais vivo quando ele é confrontado com a questão sobre o sentido de sua vida. Ele afirma ainda que isso não acontece quando ele é confortável, mas, quando ele enfrenta circunstâncias que ele não pode controlar. Isso nos diz algo sobre o homem. Satisfação não é encontrado em exercer domínio, mas em uma troca de amor.
Uma parte essencial desta troca de amor é o elemento de surpresa - aquela sacudida repentina do inesperado ou o deleite tranquilo que entra em segredo no coração quando não se está esperando. A palavra "surpresa" significa ser apreendido ou superado. Nós nos assemelhamos a Deus em nossa capacidade de ser surpreendidos, pois significa que estamos abertos a outros, aberto a um dar e receber que tem o potencial de trazer algo novo para o mundo.
... Este mês vamos celebrar a grande solenidade da Páscoa, a Ressurreição do Senhor! Os discípulos foram apreendidos pela pura maravilha do retorno de Cristo, não como um fato biológico, mas como o evento em que suas esperanças e sonhos foram salvos.
Não tenha medo! Santa e Abençoada Páscoa!