terça-feira, 26 de maio de 2015

Os Atrasados e Os Mendigos

As pessoas que me conhecem bem sabem que eu sou propenso a desventuras quando viajo. Eu perdi voos, tenho sido reencaminhada em trens, e me perdi por longos períodos de tempo em ambas rodovias e estradas do país!
Eu tive um percalço excepcionalmente espetacular há vários anos. Na época eu estava morando em nossa comunidade local, em Washington DC. Por razões que são demasiado complicadas para explicar aqui, eu tive que voar para Buffalo, Nova Iorque, e dirigir até Toronto, Canadá, para visitar minha família em vez de voar diretamente para o meu destino. A viagem para lá transcorreu sem incidentes, mas a viagem de volta se assemelhava a descrição de purgatório de Dante.
Por que o caminho de volta foi tão complicado? Muito simple, eu tinha saído da  minha casa tarde demais para pegar meu voo de Buffalo a Washington, DC. Fiquei com apenas uma opção para minha viagem de regresso - o ônibus. Estar atrasado muitas vezes leva a situações inconvenientes e desconfortáveis. No meu caso, isso significava a troca de um voo de noventa minutos para um superlotado calvário de doze horas. Significava abrir mão do lugar que tinha sido salvo para mim.
Abrir mão do meu lugar. Deixar de tirar o máximo proveito. Perder o barco - ou no meu caso, o avião. Não estamos nós todos com medo disso? Não estamos todos com medo de que quando as porções foram repartidas, nada será deixado para nós? Este medo se desenrola em muitas circunstâncias concretas. Ele denuncia a suspeita de que a graça não é infinita e que Deus não é o suficiente.
No entanto, se justifica esse medo? Como Deus trata atrasados e mendigos? Ele espera por eles. Ele abraça-los. Ele comemora-los. E quem de nós não atrasou? Eu não quero dizer para um evento ou um compromisso, mas no amor. Como suas criaturas e seus filhos, há um sentido muito real, no qual todos nós estamos atrasados. Deus nos ama primeiro - sempre. O amor humano tem o caráter de uma resposta - sempre. O grito de Santo Agostinho, "Tarde Vos amei!" tem um peso de uma declaração ontológica. Ele fala a verdade de nossa condição humana. E é uma condição gloriosa porque estamos aguardados por um grande amor!

- Madre M. Maximilia, FSGM

Papa aos Franciscanos: humildade e sobriedade « Franciscanos.org.br

Papa aos Franciscanos: humildade e sobriedade « Franciscanos.org.br

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ano da Vida Consagrada - Congresso Internacional para Formadores

Nos dias 7 à 11 de abril, participei em Roma do Congresso Internacional para Formadores, cujo tema foi: "Viver em Cristo de acordo com a forma de vida do evangelho”.  

Participaram também as formadoras das províncias de nossa Congregação: Irmã M. Clarissa da Alemanha, Irmã M. Giovana do Timor Leste, Madre M, Concilia do Japão, Irmã M. Alexandra dos Estados Unidos, e Irmã M. Priscila da Indonésia. 

Ao todo os participantes eram mais ou menos 1.400 formadores. 

Foi um tempo de orações, reflexões e partilha, penso que cada um voltou mais fortalecida para continuar na missão.

Irmã M. Fernanda