domingo, 14 de junho de 2015

Uma palavra da Madre - Junho 2015

Minha mãe nasceu acima do paralelo 38, em uma terra que conhecemos hoje como Coreia do Norte. Quando criança, ela atravessou as montanhas com a sua mãe e quatro irmãos antes do país separar definitivamente em "Norte" e "Sul". Infelizmente, para ela, ela era a filha do meio. Isso significava que ela era grande demais para ser carregada, mas pequeno demais para aguentar o ritmo de viagem. Em um ponto ao longo do caminho, ela estava completamente exausto e se recusou a andar. Ela sentou-se no caminho com pensamento algum de perigo e morte. Sua mãe deixou-a lá ... por um bom tempo muito. E, em seguida, ela voltou. Ela forçou minha mãe a andar. A vida da minha mãe foi salva por um amor que exigiu dela algo que ela nem compreendia nem queria. Graças A Deus.

No capítulo 13 do Evangelho de São João, ouvimos que Jesus amava os que eram Seus, "até o fim." O que essas palavras significam para nós? Muitas vezes pensamos no fim em termos de uma linha de chegada ou um limite. Neste caso, as palavras do Evangelho significaria simplesmente que o Senhor nos amou até o Seu máximo, dando Sua própria vida por nossa causa. Para ser amado desta forma já seria suficiente, mas há mais. A palavra usada para "fim" no original grego é "telos", significando o fim para o qual uma coisa é feita. Esta é a linguagem do destino! Na tradução latina das Escrituras nos é dito que Jesus amava aqueles que eram dele próprio "em FINEM", ou, literalmente, "em final". Em ambas as línguas antigas, a palavra "fim" tem o significado de realização. Jesus nos ama de tal maneira que não só diz respeito a seu próprio fim, mas também o nosso.

No caso da minha mãe, ela não poderia ter conhecido as implicações perigosas e graves de se recusar a andar. Outra pessoa tinha que entender isso e intervir. O amor de um outro tinha que tirá-la de sua relutância. Alguém tinha que salvá-la. Jesus faz exatamente isso por excelência. Seus amor verdadeiro efetua mudança em nós, tornando-nos o que devemos ser. Em amando-nos até o fim, Ele nos ama em nosso fim, em nosso destino. Ele assegura que para nós o que somos incapazes de obter por nós mesmos. Este é o amor que celebramos durante o mês do Sagrado Coração.


Não tenhamos medo!

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A herança espiritual da nossa Congregação se exprime nas palavras "Olharão para Aquele que transpassaram". (Jo 19, 37) e (Zac 12,10). Contemplar e tirar das fontes transbordantes da 'água viva' do Espírito que começa a jorrar quando o lado do Crucificado é aberto. 


Na nossa Congregação a nossa ligação com este mistério torna-se ainda mais explícita na consagração ao Santíssimo Coração de Jesus que renovamos a cada ano na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Por meio desta consagração mostramos o desejo de estarmos abertos ao amor com que nosso Senhor quer presentear o mundo e dar a nossa resposta por meio de uma vida que O procura em todas as coisas.


No início da nossa missão no Brasil a nossa Região Brasileira foi colocado sobe a proteção Sagrado Coração de Jesus. Na Missa da Solenidade do Sagrado Coração um mural representando nossa Região foi levado na procissão de entrada.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Consagração ao Coração de Jesus

SAGRADO CORAÇÃO de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria Alacoque o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz.
Festa o Sagrado Coração de Jesus, capela das Irmãs Franciscanas do Mártir São Jorge
Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes. Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção frequente de vossa divina Eucaristia.
Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.
E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios. Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida. Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.
(Texto aprovado por São Pio X em 1908)
do site: www.apostoladodaoracao.com.br

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 9º dia

O Coração de Jesus, penhor da vida eterna

Assim como o coração humano é o motor da nossa vida física, assim também a caridade é o motor da nossa vida sobrenatural e eterna. Quem vive no Amor não pode condenar-se, porque o Amor é a vida de todos os que são realmente filhos de Deus, em Cristo e no Espírito Santo.
Somos herdeiros de Deus e do-herdeiros de Cristo. Amém. Aleluia.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 8º dia

O Coração de Jesus, atrativo dos nosso corações

Do lado aberto de Cristo, no Calvário, jorraram sangue e água. Sangue e água que simbolizam a Igreja e os sacramentos. A Igreja é o caminho normal para Cristo; os Sacramentos são os canais que nos comunicam as graças da Redenção. Cristo nos atrai continuamente a Si pela Igreja e pelos Sacramentos.
Apreciamos suficientemente o tesouro espiritual que temos na Igreja e nos Sacramentos?

terça-feira, 9 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 7º dia

O Coração de Jesus, abismo de misericórdia

Basta lembrar como Cristo acolhia e tratava os pecadores: os publicanos, o paralítico, a Madalena, a adúltera, o bom ladrão e tantos outros. Ele mesmo afirmou: "Eu vim a este mundo para salvar os pecadores."
Essa atitude de Cristo nos inspira confiança e nos ensina de que maneira devemos tratar os pecadores.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 6º dia

O Coração de Jesus, riquíssimo de virtudes

O Coração de Cristo é um coração adornado de todas as virtudes: inocência, humildade, fortaleza, mansidão, sabedoria ... Basta ler o Evangelho para descobrir as virtudes e as graças do Seu Coração Divino.
Procuremos ter na nossa vida de todos os dias os mesmos sentimentos que animam e que enriquecem esse Coração divino.

domingo, 7 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 5º dia

O Coração de Jesus, paraíso de delícias celestes

O Coração de Cristo é um oceano para onde afluem todos os rios da caridade do Pai e donde saem todos os rios de graças que santificam as almas, porque nele se encerram todas as riquezas do amor divino.
Esses tesouros infinitos de amor e de vida estão sempre à nossa disposição.

sábado, 6 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 4º dia

O coração de Jesus, fornalha ardente de caridade

Assim O invocamos na ladainha do Sagrado Coração. Só Deus pode medir o amor de Cristo para com o Pai e para com os homens. Ele o demonstrou cumprindo fidelíssimamente a vontade do Pai e entregando-se inteiramente pela salvação dos homens.
Procuramos nós imitar esse amor e corresponder-lhe na nossa vida diária.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 3º dia

O Coração de Cristo, sarça de penetrantes espinhos

Toda a vida de Cristo, até à Sua gloriosa Ressurreição, foi Cruz e martírio, porque desde o primeiro instante Cristo aceitou o preço da Redenção marcado pelo Pai, no Seu plano salvífico. A visão dos seus sofrimentos redentores foi tão viva que, no Jardim das Oliveiras, lhe fez suar sangue.
Saibamos transformar os nossos sofrimentos em provas de amor.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 2º dia

O Coração de Jesus, artífice da Eucaristia

A Eucaristia é o maior presente do Coração de Cristo. fonte e coroa de toda vida da Igreja. 
A Eucaristia-Sacrifício da Missa renova no altar a Obra da Redenção; 
a Eucaristia-Sacramento é vida; 
a Eucaristia-Presença Real é o amor vivo de Cristo na nossa caminhada para o Pai.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Meditações em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - 1º dia

O Coração de Jesus, templo da Santíssima Trindade

Um só ato de adoração e de amor, ou de outra qualquer virtude, que saísse do Coração de Cristo, pela sua união à pessoa do Verbo Divino, era para Deus infinitamente mais valioso de que os atos de todas as pessoas deste mundo, ainda as mais santas.
Nós também devemos ser templos vivos de Deus pela graça: peçamos ao Sagrado Coração que faça o nosso coração semelhante ao d'Ele.