domingo, 26 de julho de 2015

Irmã M. Verônica - Gratidão, Alegria e Doação

Faleceu em Manaus - AM a segunda Irmã brasileira da nossa Congregação.

Irmã M. Verônica era sempre grata por sua vocação como uma religiosa consagrada em nossa Congregação e manteve um relacionamento evidente com Deus. Com grande alegria e um espírito acolhedor se preocupou com o bem estar das pessoas nas várias comunidades onde morava. Ao longo de sua vida religiosa, se doou para os outros, ora para suas co‐Irmãs, ora para as pessoas da comunidade. Por muitos anos atuou na Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde e apoiou os grupos de Alcoólicos Anônimos. Também animou e ajudou muitas comunidades ribeirinhas e edificou o corpo místico de Cristo através de "desobrigas" e celebrações da Palavra nas capelas. Foi a sua alegria cozinhar e partilhar do fruto de seu trabalho com as Irmãs da casa, bem como com qualquer família carente do bairro.
Uma doença incurável cruzou a vida de Irmã M. Verônica cedo, isso significava desapegar-se de seus trabalhos anteriores. Ela lutou com esta situação e fui junto com o Senhor em seu próprio caminho de sofrimento. Estava sempre grata pela assistência e apoio de suas co‐Irmãs e se alegrava com as visitas das Irmãs, família e amigos. Que o Senhor a quem ela consagrou a sua vida recebê-la com a mesma alegria com que ela recebeu todos com quem teve contato aqui na terra.

Durante a noite de 08 de julho de 2015, o Senhor, a quem ela consagrou a sua vida, veio e a redimiu. Ela agora está sempre segura em Seu amor e se alegra em pertencer a Ele para sempre na comunhão dos anjos e dos santos.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Uma Mulher de Coragem Sobrenatural, parte 3

Fortaleza é livre de imprudência como de medo, pronto para suportar como para agir, de se defender contra os ataques do inimigo como para assumir a ofensiva. governo tornou-se o adversário de Madre M. Anselma. No início da década de 1870, Otto von Bismark fundou um novo Reino alemão e considerou a Igreja Católica uma ameaça à unidade da Alemanha. Em 1875, ele baniu do país todas as congregações religiosas, com exceção das ordens de enfermagem. A existência de nossa Congregação foi ameaçado, mas foi poupado alguns dos efeitos deste governo odioso. Madre M. Anselma gastou toda a sua força a serviço da nossa Comunidade. Ela lutou contra a perseguição, contando com uma vida de oração e sua confiança no Sagrado Coração de Jesus. Além disso, por muitos anos antes de morrer, ela sofria de uma doença pulmonar. No entanto, ela trabalhou até a sua força foi absolutamente drenado até a última gota.
Em 17 de julho, celebramos a vida de nossa fundadora, Madre M. Anselma

domingo, 12 de julho de 2015

Uma Mulher de Coragem Sobrenatural, part 2



Nossa tendência é pensar sobre coragem em termos militaristas como uma postura heróica contra adversários excepcionalmente temíveis e fatais, como a cavalaria avançando contra o inimigo. Mas coragem não se restringe a realizações militares ousadas. A cavalaria interior pode ser um adversário formidabel exigindo coragem sem fim. Ansiedade, decisões difíceis, dúvidas, incertezas e similares, representam grandes desafios. Após 12 anos de trabalho em Thuine, Irmã Anselma teve que tomar decisões difíceis cheio de preocupação. Ficou claro que ela não poderia esperar mais Irmãs da Casa Mãe, em Estrasburgo. A distância entre a missão em Thuine e a Casa Mãe era grande, e a comunicação entre as duas era difícil. A idéia de separar-se da Casa Mãe e a Comunidade em Strassburg causou a Irmã Anselma grande sofrimento. Ela sofreu grave ansiedade espiritual por muitos meses antes que ela soubesse com confiança que ela deveria dizer sim à Vontade de Deus para fundar uma nova Congregação. Com a idade de 34 anos, Irmã Anselma se tornou a primeira Superiora Geral da nossa Congregação Franciscana.

domingo, 5 de julho de 2015

Uma Mulher de Coragem Sobrenatural, parte 1



Irmã Anselma antes
de entrar no convento
No momento de sua morte, a nossa amada Fundadora, Madre M. Anselma, levantou as mãos, sorriu e disse: "Oh, que lindo! Venha! "Então sua alma deixou sua morada terrena, e ela passou para a vida eterna. Eram três horas da manhã de julho de 1887.
Nascido em 25 de agosto de 1835, Madre não tinha sequer 52 anos de idade, quando o Senhor tirou a de sua relativamente jovem Congregação. Em sua curta vida, ela mostrou-se ser uma mulher de coragem ou fortaleza sobrenatural. Fortaleza é uma virtude cardinal - uma virtude moral - que nos possibilita superar todas as dificuldades no cumprimento dos deveres colocadas em nós. Quando a Irmã Anselma não tinha nem 22 anos, ela foi enviada pela Superiora de sua antiga Comunidade, juntamente com uma Irmã muito mais velha, para fundar um filial e uma missão na distante Thuine (vilarejo no norte da Alemanha). Elas foram recebidas por uma grande pobreza, uma cultura estrangeira, e um dialeto difícil.
Primeiro convento em Thuine
Em sua missão de cuidar dos doentes, Irmã Anselma provou sua prontidão para trazer sacrifícios. Tifo surgiu na cidade e no cumprimento de seus muitos atos de caridade, dia e noite, ela contraiu a mesma doença. Ela se recuperou, mas para o resto de sua vida, ela tinha saúde frágil.

Com a ajuda do pastor e outras pessoas, Irmã Anselma corajosamente começou uma casa para as crianças e um pequeno hospital. Apesar de todo o trabalho, ela conseguiu obter a licenciatura como professora.