domingo, 22 de fevereiro de 2015

Reflexão para Quaresma: Simplicidade

Pensando sobre um tema para a Quaresma, deparei-me com estas palavras do nosso Pai São Francisco, em sua Carta aos Fiéis. Nela ele diz: “Não devemos ser sábios e prudentes segundo a carne (1Cor 1,26), mas antes devemos ser simples, humildes e puros (45).” Simplicidade, Humildade, e pureza!

Nosso santo Fundador, desejando muito sinceramente seguir os passos de Cristo em seu estilo de vida Evangélica, baseou sua profissão religiosa na observância do Evangelho. Se alguém começa e prossegue uma vida de conversão evangélica, a simplicidade da vida de Cristo deve caracterizar vida total de uma Franciscana. Viva simples! Para viver simples, significa mais do que se vestir simples; é um estilo de vida total - que significa ser dedicado a Deus, ser gentil com os outros, piedosa ao agir, modesta na maneira de andar, alegre de semblante, sincero de coração, moderada à mesa, modesta e reservada, conspícua pelo esplendor de boas obras, descomplicada em suas de palavras e abordagem à vida, simples na fé e ousada na virtude.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Primeira Regional Brasileira


O dia 01 de Fevereiro de 2015 ficará para sempre marcado em nossos corações. Um dia muito especial para toda nossa Congregação e para nossa Região do Sagrado Coração de Jesus.


Há 43 anos nossas Irmãs chegaram dos Estados Unidos para fazer vida e “missão neste chão”. E foram chegando Irmãs alemãs, americanas, filipinas e armaram suas tendas em nosso meio. Mais tarde chegaram também acreanas e amazonenses. E hoje uma Irmã brasileira, amazonense assume como Regional a nossa missão.



Sinceros agradecimentos à Irmã Mª da Paz, Irmã M. Hilda e Irmã M. Ursula que nesses 43 anos estiveram à frente da nossa região.

O nosso bispo Dom Mosé, sempre presente em nosso meio, e o bispo emérito Dom Luis, que faz parte da nossa história, fizeram-se presente na celebração de entrega.


Irmã M. Paula dos Reis Monteiro, filha de Raimundo Nonato e Raimunda dos Reis Monteiro, é natural de Ipixuna, Amazonas. Ela entrou na nossa Congregação em 28 de dezembro de 1980 e recebeu o hábito religioso da nossa Comunidade em 2 de fevereiro de 1982. No dia 2 de fevereiro de 1984 ela colocou sua vida nas mãos de Deus através da sua Primeira Profissão de Votos. Em 2 de fevereiro de 1988 ele se consagrou a Deus para sempre pronunciando seus Votos Perpétuos.

Nossa gratidão a Deus pelo seu SIM, Irmã M. Paula.


Deus nos conduziu até aqui e sempre nos conduzirá.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Vida Consagrada

"A contribuição específica dos consagrados e consagradas para a evangelização consiste, primariamente, no testemunho de uma vida totalmente entregue a Deus e aos irmãos, à imitação do Salvador que Se fez servo, por amor do homem. Na obra da salvação, de facto, tudo provém da participação na agape divina. As pessoas consagradas, na sua consagração e total doação, tornam visível a presença amorosa e salvadora de Cristo, o consagrado do Pai, enviado em missão. Deixando-se conquistar por Ele (cf. Fil 3,12), aquelas dispõem-se a ser, de certo modo, um prolongamento da sua humanidade. A vida consagrada mostra eloquentemente que quanto mais se vive de Cristo, tanto melhor se pode servi-Lo nos outros, aventurando-se até aos postos de vanguarda da missão, e abraçando os maiores riscos." (Vita Consacrata, 76)


Todos nós fomos chamados a ser evangelizadores e capacitados para a obra da evangelização. No entanto, os papeis variam de acordo com nosso estado de vida. Para nós Irmãs, nossa contribuição para a evangelização é, em primeiro lugar "o testemunho de uma vida totalmente entregue a Deus e aos irmãos, à imitação do Salvador que Se fez servo, por amor do homem." Nós Irmãs não nos limitamos a dar somente uma parte do nosso tempo, mas sim, damos a nossa vida inteira para participar da missão da Igreja. Imitando o Cristo pobre, casto e obediente, Irmãs tornam Cristo presente para mundo através do testemunho pessoal.

Levamos in nossos corações e em nossa oração as necessidades do mundo, ao mesmo tempo que trabalhaos com zelo nas nossa próprias missões determinadas pelo carisma original.

Na nossa Congregação, temos Irmãs que proclamam o Evangelho "às nações" de Alemanha, Holanda, Japão, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Itália, Albânia e Cuba.



"Na medida em que nos alimentamos de Cristo e estamos apaixonados por Ele, sentimos também dentro de nós o estímulo de conduzir outros para Ele: de facto, não devemos ter só para nós a alegria da fé, devemos transmiti-la." Papa Bento XVI