A vida consagrada é essencialmente simbólica. Ela fala mais pelo que é do que pelo que faz. Nossa simbologia, os votos religiosos ocupam um lugar significativo por estarem relacionados à estrutura da pessoa humana. É preciso ter cuidado para que eles não se tornem sinais de não vida, de uma psique ferida, desordenada, que busca defender-se. Tal atitude acabaria anulando o significado simbólico dos votos, esvaziando seu significado.
Momento de estudo em grupos
Castidade: O voto de castidade é a opção de se oferecer a Deus por meio de uma entrega plena. É a entrega total ao Senhor que os consagrados e consagradas livres para serem homens e mulheres que vivem na amizade e na união fraterna com todas as pessoas, principalmente com aqueles que participam da missão e do serviço na Igreja.
Pobreza: Para abraçar esta causa, a/o consagrado precisa assumir corajosamente a opção pelos pobres. Sem compreender o valor da pobreza evangélica dificilmente se abraçará a causa dos oprimidos.
Obediencia: O voto de Obediencia se coloca como ponto de encontro entre a castidade e a pobreza. Enquanto disponibilidade total para acolher o projeto de Deus, a obediência é o elo entre o compromisso de amar sempre e de partilhar tudo. Obediencia, fundamentalmente, é a disposição pessoal para a entrega, a oblação total. É o compromisso de não mais pertencer a si mesmo e a seus interesses, para pertencer ao outro de forma oblativa.Momento celebrativo
A vocação a vida Religiosa é um chamado especial, são consagrados a Deus de um "modo novo", comprometendo-se a viver com três votos ou promessas: na castidade consagrada; na pobreza evangélica e na obediencia apostólica. É função própria da vocação religiosa, ser sinal capaz de atrair e animar os cristãos, a cumprir com alegria e dedicação os compromissos da vocação.
Jesus fortaleza da humanidade, Tu és imaculado como Deus e como homem! Abençoai-me com sua infinita graça, para que permaneça em estado de pureza. Fortalecei meu corpo e minha alma, para que possa continuamente refletir a vossa castidade. Protegei mina alma nas suas lutas diárias, guiando-me para a Vossa santidade. Defendei-me das forças do mal: Sou completamente vosso, hoje e sempre. Amém
Agradecemos a Irmã Inês por disponibilizar este final de semana para os Religiosos de Cruzeirodo Sul, Acre
Nenhum comentário:
Postar um comentário