quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma Palavra da Madre M. Maximilia ...

Tomados pelo amor

Eu estava no sétimo período na faculdade, quando fiz 21 anos de idade. Lembro-me do dia vividamente porque o meu pai apareceu no degrau da porta do conjunto residencial com um vaso de rosas vermelhas. Ele veio sem aviso prévio e inesperado. Enquanto eu estava cara a cara com o meu pai e da profusão de flores vermelhas entre nós, fiquei impressionado com o amor que impulsionou ele a viajar grandes distâncias para entregar um buquê de flores que duram apenas alguns dias. Naquele momento, senti-me tomado por algo que transcendeu nós dois.
... Sentimo-nos muito no controle da vida. Mas será que o controle nos faz felizes? Autor católico, Walker Percy, nos diz que o homem se sente mais vivo quando ele é confrontado com a questão sobre o sentido de sua vida. Ele afirma ainda que isso não acontece quando ele é confortável, mas, quando ele enfrenta circunstâncias que ele não pode controlar. Isso nos diz algo sobre o homem. Satisfação não é encontrado em exercer domínio, mas em uma troca de amor.
Uma parte essencial desta troca de amor é o elemento de surpresa - aquela sacudida repentina do inesperado ou o deleite tranquilo que entra em segredo no coração quando não se está esperando. A palavra "surpresa" significa ser apreendido ou superado. Nós nos assemelhamos a Deus em nossa capacidade de ser surpreendidos, pois significa que estamos abertos a outros, aberto a um dar e receber que tem o potencial de trazer algo novo para o mundo.
... Este mês vamos celebrar a grande solenidade da Páscoa, a Ressurreição do Senhor! Os discípulos foram apreendidos pela pura maravilha do retorno de Cristo, não como um fato biológico, mas como o evento em que suas esperanças e sonhos foram salvos.
Não tenha medo! Santa e Abençoada Páscoa!

Nenhum comentário: