domingo, 14 de junho de 2015

Uma palavra da Madre - Junho 2015

Minha mãe nasceu acima do paralelo 38, em uma terra que conhecemos hoje como Coreia do Norte. Quando criança, ela atravessou as montanhas com a sua mãe e quatro irmãos antes do país separar definitivamente em "Norte" e "Sul". Infelizmente, para ela, ela era a filha do meio. Isso significava que ela era grande demais para ser carregada, mas pequeno demais para aguentar o ritmo de viagem. Em um ponto ao longo do caminho, ela estava completamente exausto e se recusou a andar. Ela sentou-se no caminho com pensamento algum de perigo e morte. Sua mãe deixou-a lá ... por um bom tempo muito. E, em seguida, ela voltou. Ela forçou minha mãe a andar. A vida da minha mãe foi salva por um amor que exigiu dela algo que ela nem compreendia nem queria. Graças A Deus.

No capítulo 13 do Evangelho de São João, ouvimos que Jesus amava os que eram Seus, "até o fim." O que essas palavras significam para nós? Muitas vezes pensamos no fim em termos de uma linha de chegada ou um limite. Neste caso, as palavras do Evangelho significaria simplesmente que o Senhor nos amou até o Seu máximo, dando Sua própria vida por nossa causa. Para ser amado desta forma já seria suficiente, mas há mais. A palavra usada para "fim" no original grego é "telos", significando o fim para o qual uma coisa é feita. Esta é a linguagem do destino! Na tradução latina das Escrituras nos é dito que Jesus amava aqueles que eram dele próprio "em FINEM", ou, literalmente, "em final". Em ambas as línguas antigas, a palavra "fim" tem o significado de realização. Jesus nos ama de tal maneira que não só diz respeito a seu próprio fim, mas também o nosso.

No caso da minha mãe, ela não poderia ter conhecido as implicações perigosas e graves de se recusar a andar. Outra pessoa tinha que entender isso e intervir. O amor de um outro tinha que tirá-la de sua relutância. Alguém tinha que salvá-la. Jesus faz exatamente isso por excelência. Seus amor verdadeiro efetua mudança em nós, tornando-nos o que devemos ser. Em amando-nos até o fim, Ele nos ama em nosso fim, em nosso destino. Ele assegura que para nós o que somos incapazes de obter por nós mesmos. Este é o amor que celebramos durante o mês do Sagrado Coração.


Não tenhamos medo!

Nenhum comentário: