quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Novena em honra a São Francisco de Assis - 8º Dia

Acompanhe-nos na Novena em Preparação para a Festa De São Francisco de Assis





8º Dia – Os Estigmas Sagrados
 
Francisco dividiu todo o seu tempo de apostolado em duas partes: uma era destinada a ajudar o próximo, a outra à tranqüilidade e aos êxtases da contemplação.
 
Sempre pensou muito na dor da Paixão de Cristo, principalmente no fim da sua vida, devido às dificuldades internas da Ordem.
Já havia imitado o Filho de Deus nos principais atos de sua vida, agora desejava conformar-se com Seus sofrimentos e dores da Paixão. Por isso, foi conduzido ao Monte Alverne para um jejum quaresmal em honra a São Miguel. Levou consigo Frei Ângelo, Frei Leão e Frei Masseo. Os três amigos foram proibidos de se aproximar da cela de Francisco. Na solidão, foi extremamente tentado pelo maligno, teve sua oração transformada em tédio e foi envolvido pelas preocupações mundanas; mas, o Senhor mandou um anjo para consolá-lo.
 
Ao passar dos dias, como o seu corpo estava enfraquecido pelo jejum, sua alma cansada de pensar e chorar, começou a meditar sobre o paraíso e a glória de Deus.
 
No dia da exaltação da Santa Cruz, em profunda oração, São Francisco pediu duas graças: que sentisse no corpo e na alma toda dor de Jesus no momento de sua Paixão, e que sentisse no seu coração o mesmo amor que Cristo sentiu pelos pecadores naquela hora.
O Senhor lhe comunicou toda dor e todo seu amor crucificando-o do mesmo modo que fora crucificado. Mandou que um Serafim lhe imprimisse em seus pés, em suas mãos e em seu lado direito os sagrados estigmas da Paixão.
O verdadeiro amor de Cristo transformou o amante na própria imagem do Amado. Sofria muito, mas era imensamente feliz.
 
Reflexão
1 - A vida de São Francisco foi dividida em duas partes: amor ao próximo e amor à Paixão de Jesus. De que forma o amor está presente na minha consagração?
2 - Sempre quis imitar Cristo em suas atitudes, no seu servir; desejando ainda, ir mais além, quis sentir na carne a dor da Paixão de Cristo. O amante se transformando na própria imagem do Amado pelos Sagrados Estigmas. Busco a verdadeira identificação com Cristo, principalmente com a dor de Sua Paixão?
 
Oração:
Glorioso São Francisco, vós que desejastes se assemelhar a Jesus no amor e na dor, fazei com que eu seja totalmente transformado na imagem do Amado, e assim possa refletir o brilho da Luz da Vida no coração do outro. Amém.
→ Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

→ São Francisco, rogai por nós.

Nenhum comentário: