sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Novena em honra a São Francisco de Assis - 9º Dia

Acompanhe-nos na Novena em Preparação para a Festa De São Francisco de Assis





9º Dia – A Mãe de Jesus
 
Depois que restaurou a Igreja dedicada a S. Pedro, foi à Porciúncula. Vendo o desamparo da igreja dedicada à Virgem Mãe de Deus, começou a restaurá-la. Ficou temporariamente morando lá e, por ser freqüentemente, visitado pelos santos anjos, colocou-lhe o nome de Igreja Santa Maria dos Anjos.
 
Ficava longo tempo ali suplicando, em oração, que Maria se tornasse sua advogada. Pelos méritos da Mãe da Misericórdia e por estar junto daquela que concebera o Verbo, ele também concebeu e deu a luz ao espírito da verdade evangélica. 
Tinha um amor indizível por Maria, pois Ela havia convertido em irmão nosso, o próprio Rei e Senhor da Glória, e por Ela haveria de alcançar a misericórdia divina. Depois de Cristo, depositava em Maria toda a sua confiança. 
 
Tinha um dom privilegiado: o de crescer nas riquezas da simplicidade através do amor pela altíssima pobreza. Considerava S. Francisco, ser essa uma virtude característica do Filho de Deus e a desejou como sua esposa e, por causa dela, deixou pai e mãe, distribuiu tudo que possuía. Esta era a rainha das virtudes, pois se pode ver brilhar, mais do que todas as outras, no Rei dos reis e na Rainha sua Mãe. 
 
Sempre se compadecia de todos que se encontravam aflitos por causa de alguma enfermidade corporal. A caridade de Cristo, infusa na sua alma, havia multiplicado a bondade inata. Quando não podia socorrer materialmente, procurava ao menos mostrar-lhe seu amor. Um dia, um irmão maltratou um mendigo inoportuno; imediatamente, fez com que o irmão fosse ao encontro do mendigo e lhe pedisse perdão. Disse a ele: “Quando vês um pobre irmão é a imagem do Senhor e de sua Mãe que tens diante dos olhos. De igual modo, deve considerar nos enfermos as misérias a que Cristo quis se sujeitar por nosso amor”.
 
Celebrava com incrível alegria o Natal do Menino Jesus. Afirmava que era a festa das festas, em que Deus, feito um Menino pobrezinho, dependeu dos seres humanos. Beijava como um esfomeado, as imagens dessa criança, e a compaixão que tinha no coração pelo Menino fazia que balbuciasse palavras doces como uma criancinha. Queria que nesse dia os pobres e os esfomeados fossem saciados pelos ricos e que todos os animais fossem alimentados com quantidade maior de alimento. Chorava sempre ao recordar a dificuldade que esteve cercada nesse dia a pobrezinha Virgem Maria e Seu filho. A vida do Filho de Deus e Sua mãe foram marcadas pela pobreza e humildade. 
 
Reflexão
1- Assim como Maria concebera e dera a luz ao Verbo, S. Francisco por intercessão da Mãe de Deus concebeu e deu a luz ao espírito da verdade evangélica. Qual a importância de Maria, Mãe da Luz da Vida, dentro da minha consagração?
2- S. Francisco fez de Maria sua advogada, depositando nela toda sua confiança. Faço da oração do rosário um encontro pessoal e íntimo com Maria que me leva a participar de maneira efetiva da vida de Cristo?
 
Oração
Glorioso S. Francisco, vós que tínheis um amor indizível por Maria, fazei com que eu busque, pelas mãos maternais de Nossa Senhora, viver a humildade e a pobreza, virtudes que brilham no coração de Cristo e de Sua Mãe. Amém.  
→ Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

→ São Francisco, rogai por nós.

Nenhum comentário: