domingo, 28 de setembro de 2014

Novena em honra a São Francisco de Assis - 4º Dia

Acompanhe-nos na Novena em Preparação para a Festa De São Francisco de Assis





4º Dia – Missionário de Cristo
 
Após ter concluído a obra da Igreja de S. Damião, vestia-se com um hábito eremítico, levava na mão um cajado, andava calçado e de cinturão. Certo dia, durante a celebração da Santa Missa, ouvindo o que Cristo recomendava: “Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento” (Mt 10,9) e a explicação dada pelo sacerdote, estremeceu de alegria e repetiu no seu coração: “É isto que eu quero cumprir com todas as minhas forças”.
 
Despojou-se logo de tudo. Fez uma túnica bem desprezível e rústica, abandonou o cinturão e cingiu-se com uma corda. Apegou-se às palavras da nova graça e pensou num modo de colocá-las em prática. Começou, por inspiração, a anunciar a perfeição evangélica, pregando em público, com simplicidade, a penitência. Falava sempre iluminado pelo Senhor e em transporte espiritual penetrava até o mais íntimo do coração de seus ouvintes, enchendo-os de fervorosa admiração.
 
Aquele homem de Deus anunciava a paz, pregava a salvação, admoestava a muitos daqueles que viviam na discórdia, longe de Cristo e do caminho da salvação. Para converter os homens, era necessário viver no meio deles, provando com o exemplo que há força maior do que todo o ouro da terra: o AMOR. 
 
Ensinava e dava exemplos de uma vida sem mácula. Manso e humilde abria caminho para que as almas fossem para Deus, ensinando que os verdadeiros cristãos, cheios do divino amor, poderiam chegar sem dificuldades à perfeita alegria. A felicidade e a alegria dos discípulos de Jesus decorrem não dos bens caducos da terra, mas da vida espiritual, da união com Deus, que é fonte de todo bem. O materialista jamais poderá ser alegre, pois longe de Deus, que é Luz, estará mergulhado nas trevas do pecado. Dizia: “Dentro da minha fraqueza, sinto-me destinado por Deus a iluminar o caminho do céu”.
 
Reflexão
1- S. Francisco encontrou na Palavra de Deus a inspiração para o seu modo de vida e o caminho da salvação para aqueles que estavam longe de Cristo. A Palavra de Deus me leva a mergulhar no carisma Luz da Vida e a abrir os olhos para enxergar a realidade do outro com os olhos de Cristo?
2- Iluminava o caminho para o céu com suas palavras simples, penetrantes, inspiradas pelo Espírito Santo e com seu exemplo de vida pobre, distante dos bens terrenos. O Evangelho produz luz na minha vida e eu a reflito no coração do outro?
 
Oração
Glorioso S. Francisco, vós que encontrastes na Palavra de Deus toda inspiração para pregar a perfeição evangélica, a paz e a salvação; fazei com que eu, iluminado pelo Evangelho, irradie a verdadeira luz na vida das pessoas, para que elas cheguem à perfeita alegria no Amor que é Cristo. Amém. 
→ Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

→ São Francisco, rogai por nós.

Nenhum comentário: