terça-feira, 30 de setembro de 2014

Novena em honra a São Francisco de Assis - 6º Dia

Acompanhe-nos na Novena em Preparação para a Festa De São Francisco de Assis





6o Dia – A perfeita alegria
 
Durante uma viagem de Perúgia à Porciúncula, São Francisco percebendo o quanto Frei Leão estava sofrendo com o frio, o cansaço e a fome, começou uma meditação dialogada sobre a perfeita alegria.
Começou questionando-o onde estaria a alegria. Ensinou que mesmo que os frades dessem exemplos de santidade e de edificação, a alegria não estaria ali. Mesmo se eles recebessem imensas graças de Deus e realizassem curas e milagres, ressuscitassem os mortos, ela também não estaria ali. Assim como não estaria nas perfeitas pregações que os frades fizessem.      
 
Concluiu o santo com sabedoria: “A perfeita alegria está em suportar injúrias, dores, sofrimentos, maus tratos, crueldade sem se perturbar e murmurar contra o outro. Tudo suportar com paciência e alegria, por amor a Jesus Cristo”.
Acima de todas as graças e dons do Espírito Santo está o de vencer-se a si mesmo e, por amor a Cristo, sofrer injúrias e desprezos. A perfeita alegria brota da imitação de Cristo pobre e crucificado; pois aceita o que é negativo por amor.
 
Dizia o santo: “Quem sabe vencer toda situação dolorosa com amor e paciência deve ser perfeitamente feliz, porque possui o maior dom de Deus – a vitória sobre si mesmo.” Sua força e alegria são flores da cruz.
Trazia para sua vida as palavras de São Pedro: “... Não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo” (I Pedro 4,12ss).  
 
Reflexão:
1- Para S. Francisco a verdadeira alegria estava em participar do sofrimento de Cristo. Em que consiste a minha verdadeira alegria como consagrado Luz da Vida?
2- Ele suportou a dor, o sofrimento, as injúrias, o desprezo, tudo que desagradava a sua carne por amor a Jesus, com paciência e alegria, pois ali estava a vitória sobre si mesmo. Diante da dor da renúncia, da mortificação da carne, de dizer não às minhas vontades, para que despojado de mim mesmo possa me assemelhar a Cristo, trago no meu interior a mesma alegria e paciência que S. Francisco?
 
 Oração:
Glorioso São Francisco, vós que participastes dos sofrimentos de Cristo com paciência e alegria, vencendo a si mesmo, fazei com que eu também encontre a perfeita alegria na identificação com Cristo Jesus pobre e crucificado. Amém
→ Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

→ São Francisco, rogai por nós.

Nenhum comentário: