segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novena em honra a São Francisco de Assis - 5º Dia

Acompanhe-nos na Novena em Preparação para a Festa De São Francisco de Assis





5º Dia – O amigo dos leprosos
 
Francisco não procurava as alegrias das amizades, mas por amor a Deus buscava de preferência a compainha dos leprosos, cujo mau cheiro sentia-se de longe. Eram evitados por todos, desprezados como cães. Preferia-os, porque em sua pobre carne martirizada, em suas pessoas repulsivas, via Jesus humilhado e imputado de lepra por amor a nós, segundo nos fala Isaías: “não tinha graça nem beleza para atrair nossos olhares, e seu aspecto não podia seduzir-nos. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem de dores, experimentado nos sofrimentos, como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele  tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado”(Is 53, 2-4).
 
Por querer alcançar o total desprezo sobre si mesmo, servia-os com devoção, humildade e benevolência. Visitava-lhes constantemente e distribuía entre eles esmolas generosas, beijando-lhes as mãos e os lábios com profunda compaixão. Ele desejava enxugar as lágrimas e curvar-se caridosamente diante de todos.  Deixava transbordar a sua bondade, que era a de um coração generoso, moldado no próprio coração de Cristo.
 
Conta-se que os frades serviam em um hospital e lá havia um leproso tão impaciente, insuportável e arrogante, que se acreditava estar possuído por um demônio. Ele maltratava a quem servia, blasfemava contra Cristo e Maria. Os frades não suportando mais, resolveram abandonar o paciente, mas não podiam tomar tal atitude sem antes consultar S. Francisco. Ele mesmo foi conversar com o leproso, que estava revoltado contra Deus por tê-lo reduzido àquela podridão. Este, depois de algum tempo de conversa, pediu que o santo lavasse as suas feridas. Francisco pediu água morna com ervas odoríferas, e com a ajuda de um irmão começou a lavá-lo. Para vencer a náusea, fez o santo como se estivesse lavando a Jesus Cristo, elevando o seu pensamento até Ele, toca nas úlceras fétidas como se tocasse nas cinco chagas de Cristo, pedindo: “Curai-lhe o corpo e alma, Senhor”.
 
O leproso sentiu-se reviver ao contato daquelas mãos. Sentiu-se amado pela primeira vez e já não sofria mais, esqueceu a doença como se todas àquelas feridas e aquele cheiro não mais existissem. Ele via naquele momento as chagas de sua alma, a soberba, a ira, a rebeldia contra Deus, os múltiplos pecados de sua juventude, dos quais vinham a lepra e chorou. Enquanto o corpo se limpava por fora da lepra pela lavagem da água, a alma se limpava por dentro do pecado pela contrição e pelas lágrimas. 
S. Francisco vendo o milagre que Deus operou por suas mãos, agradeceu ao Senhor e partiu para longe, porque, por humildade, fugia de toda glória humana.
 
Passado um mês, estava rezando entre as árvores na floresta, quando uma sombra branca veio ao seu encontro, era a alma daquele leproso que agradecia a Deus e a ele pela cura, porque estava partindo para a vida eterna. Quando a alma desapareceu, o santo tinha o seu coração alegre, pois vira curar-se a lepra do corpo e da alma nas ondas do seu amor, todo ação, nada de palavras. Amor que muitos de seus irmãos não haviam compreendido bem, por isso não conseguiam nem curar nem converter.
 
Reflexão
1- S. Francisco servia os leprosos com amor, paciência e humildade, pois via neles a figura do próprio Cristo desfigurado pelo pecado. Faço-me de servo àquele que é a escória da humanidade, pois vejo nele a pessoa de Jesus Cristo desfigurado?
2 - S. Francisco trazia em si o verdadeiro e puro amor ao próximo, por isso foi capaz de curar o corpo e da alma daquele leproso. As minhas atitudes em relação ao outro são realizadas na mesma dimensão de amor que S. Francisco?
 
Oração
Glorioso S. Francisco, vós que cuidais do leproso como se estivésseis cuidando de Cristo, fazei com que eu seja instrumento de amor, de cura e libertação àqueles que estão com seu corpo e sua alma manchados pelas lepras do pecado. Amém.
→ Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

→ São Francisco, rogai por nós.

Nenhum comentário: